Alunos da rede municipal de Alto Araguaia recebem acompanhamento nutricional nas escolas

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Alunos da rede municipal de ensino de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) passam por avaliação nutricional nas escolas. A ação promovida pela Secretaria de Educação (Semed) com apoio da Secretaria de Saúde (SMS), envolve a aferição de peso e altura, além da atualização do cartão de vacinas.

Conforme profissional da área, o trabalho visa atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar. “Realizamos esta pesagem anualmente com todos os mais de 1.500 alunos. Podemos dizer que até o momento não temos casos atípicos. Estão dentro da faixa etária pelo peso, o que é bom para elas”, cita a nutricionista Elaine Garcia Leite.

Os dados serão utilizados para encaminhar crianças com baixo peso e com obesidade para acompanhamento nutricional individual, além de auxiliar na elaboração do cardápio da merenda escolar. “Os pais serão comunicados e ficará à critério se darão seguimento no trabalho junto aos Postos de Saúde. Mas é importante que seja acompanhado para prevenir ou tratar alguma comorbidade nutricional”, finaliza Elaine Garcia.

Para a atualização do cartão vacinal, as escolas encaminharam um comunicado aos pais para que enviem junto com os seus filhos a caderneta afim de atualizar as doses. O processo pode ser feito também direto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).